Buscar
  • bomdiadentista

5 Novidades no Tratamento Ortodôntico

Atualizado: 20 de Nov de 2019

Já se tornou um clichê dizer que o mundo de hoje é muito diferente do que há 10 anos atrás. Na odontologia não é diferente, os ortodontistas e profissionais da área odontológica sempre querem acompanhar a evolução dos equipamentos e técnicas odontológicas.


A tecnologia usada no tratamento ortodôntico continua a progredir em um ritmo incrível. Aqui estão cinco tendências que os ortodontistas e dentistas devem acompanhar.

1. Imagem 3D com digitalização CBCT


Os Raios X Dentários fornecem imagens bidimensionais e nebulosas, limitando a capacidade de visualizar a estrutura dental do paciente. Agora com os tomógrafos de feixe cônico (Cone Beam CT scanners - CBCT), um ortodontista pode visualizar imagens tridimensionais de todo o crânio, mandíbula e estrutura óssea oral de um paciente.


A digitalização CBCT fornece imagens claras e detalhadas que podem ser manipuladas e visualizadas de qualquer ângulo. Isso facilita a identificação de sintomas de problemas dentários, o diagnóstico preciso e a personalização do tratamento ortodôntico para cada paciente.


2. Dispositivo de Ancoragem Temporário (TADs)



Os dispositivos de ancoragem temporária (Temporary Anchorage Devices - TADs) são minicâmaras de titânio de grau cirúrgico, geralmente usadas para cirurgia oral. Atualmente os ortodontistas também os estão usando para controlar o movimento dos dentes na boca. Esses dispositivos fornecem uma âncora segura no osso da mandíbula para molares e outros dentes, reduzindo movimentos indesejados.


O procedimento de colocação de TADs na boca de um paciente é fácil e indolor, requer apenas uma pequena quantidade de anestésico tópico aplicado à gengiva. Eles são removidos após a conclusão do tratamento ortodôntico.


3. Aparelhos Autoligáveis, Claros e Invisíveis

Os suportes duplos convencionais e as ligaduras elásticas usadas nos aparelhos ortodônticos tradicionais dependem de muita força para mover os dentes do paciente, causando dor e desconforto, além de ser um pesadelo estético. As soluções ortodônticas modernas são muito mais eficazes, eficientes e discretas.


Com os sistemas autoligáveis, os dentes podem ser endireitados sem faixas elásticas e os aparelhos e alinhadores de cerâmica transparente, como o Invisalign, são quase imperceptíveis. Até os aparelhos tradicionais de metal se tornaram mais elegantes e confortáveis ​.


4. Sistemas Personalizados de Design de Sorriso


Hoje, um ortodontista ou dentista pode usar o software de planejamento 3D para criar um sorriso personalizado para cada paciente, usando suas características faciais e dentárias como um guia. Essa tecnologia também permite que os indivíduos vejam com antecedência os resultados da aparência do seu sorriso após o tratamento ortodôntico.


Utilizando software de planejamento 3D e impressões dos dentes de cada indivíduo, pode-se criar modelos tridimensionais de uma estrutura dentária. Fios e suportes também podem ser personalizados com base nas necessidades específicas de cada paciente.


5. Tratamento ortodôntico mais rápido com PROPEL


Embora muitas das mudanças na ortodontia tenham ajudado a tornar os procedimentos mais confortáveis ​​e eficientes, nem sempre ajudam a diminuir o tempo de tratamento. Ninguém quer usar aparelho ou alinhador por meses, e o PROPEL pode ajudar a garantir um menor tempo de tratamento.


Esta tecnologia ortodôntica não invasiva foi projetada para acelerar o tratamento, sem afetar a segurança ou o conforto do paciente. Funciona com a estimulação da estrutura óssea ao redor dos dentes, ajudando-os a mudar para sua posição ideal com mais rapidez e facilidade.


Existem inúmeras áreas em que a tecnologia nos ajudou a avançar, mas seu efeito no mundo da medicina é o mais importante. Em ortodontia, procedimentos e equipamentos modernos são fundamentais para o conforto, a segurança e a satisfação do paciente, por isso, não deixe de investir apenas no melhor!


Texto original por Dr. Satish PaiPostado em 20 junho de 2018

https://cliniciantoday.com/whats-new-in-orthodontic-treatment-5-current-trends-to-watch/





10 visualizações

©2019 por Bom Dia Dentista. Orgulhosamente criado com Wix.com