• bomdiadentista

Dentista Esportivo

Quem pratica esportes sabe que lesões são inevitáveis. Mas o que acontece quando ocorre uma lesão oral?

A Odontologia Esportiva é uma área que está passando por um rápido crescimento. Além do tratamento os dentistas também participam de estudos e na prevenção de lesões orais. Quando o esportista é amador, uma lesão oral pode causar diversos transtornos, inclusive licença do trabalho. Quando o esportista é profissional, ele fica afastado do trabalho e tem seu desempenho prejudicado.

O que um Dentista Esportivo faz:

1. Tratamento de dente em caso de avulsão (extração violenta), fração ou luxação.

2. Protetor bucal fabricado sob medida de acordo com a necessidade do atleta como uma alternativa mais eficaz do que o protetor bucal comprado em loja.

3. Acompanhamento de times e esportistas com maior risco de lesões dentárias.

4. Dá assistência de urgência à atletas com lesão dentária.

Rick Knowlton, um dos principais consultores odontológicos do Comitê Olímpico dos EUA, sugere um passo a passo que pode salvar um dente após uma lesão esportiva:

Os dentistas devem realizar um teste de sensibilidade e, em seguida, fazer radiografias periapicais e um panorex ou tomografia computadorizada para determinar se também há fraturas da raiz ou do osso de suporte. É importante realizar um exame oral completo para procurar lacerações ou materiais que possam ter entrado na boca durante a lesão.

Apesar dos dentistas qualificados oferecerem soluções após a lesão, o importante é enfatizar que é sempre melhor tomar medidas preventivas. Entretanto muitos dos atletas que usam ou usaram protetores bucais, reclamam da baixa proteção, desconforto e as vezes até de pequenas lesões causadas pelo uso destes. O que pode ser resolvido com protetores bucais adequados.

De acordo com a AGD Impact, 80 a 90% dos protetores bucais comprados em lojas não oferecem um ajuste adequado, aumentando o risco de lesões bucais do jogador. Para um atleta é melhor investir em um protetor bucal personalizado para garantir o ajuste adequado e uma proteção mais segura.