Buscar
  • bomdiadentista

Três dicas para fazer as crianças escovarem os dentes

Assim que os dentes de leite começam a aparecer, precisam ser cuidados e escovados diariamente. O primeiro dente, geralmente, surge aos 6 meses, mas alguns bebês nascem com um ou dois dentes.


Têm pais que pensam que os dentes de leite não são importantes porque vão cair e outro crescerá no lugar, mais tarde. Mas o que a maioria não sabe é que os dentes de leite são extremamente importantes, se não forem tratados adequadamente, pode ocasionar dificuldade para mastigar e até mesmo falar.


São os dentes de leite que fornecem a estrutura para os dentes adultos crescerem. É bom ficar atento porque mais de 40% das crianças têm cáries nos dentes de leite, e escovar os dentes da criança é responsabilidade do adulto, até os 6 ou 7 anos, quando podem começar a escovar os próprios dentes sem supervisão.


Seguem algumas dicas para os adultos incentivarem seus filhos a escovarem os dentes.



Imitar a escovação


As crianças aprendem assistindo e copiando. Se você quiser demonstrar a maneira correta de escovar os dentes aos seus filhos, escove seus próprios dentes ao mesmo tempo em que eles escovam os deles.


Se mostrar como escovar cada superfície, incluindo as costas dos dentes e os molares, eles acharão muito divertido. Mas, mesmo que seu filho já escove os dentes sozinhos você deverá supervisioná-los até que possam enxaguar a boca e cuspir de forma correta, entre 6 e 7 anos de idade.



Quadro de recompensa


As crianças respondem bem a recompensas. Coloque um calendário mensal e anote com um adesivo todos os dias em que seu filho escovou o dente. No final do mês, recompense-o com um pequeno prêmio, pode ser um certificado mostrando que eles são excelentes em escovar os dentes, um passeio divertido ou um mimo.


É bom recompensar positivamente uma criança por escovar os dentes pois se sentirão orgulhosos e felizes por cumprir a tarefa. Os dentes devem ser escovados pelo menos duas vezes ao dia e precisam fazer parte da rotina da manhã e da noite. Lembre-se de ter um espelho para eles olharem a escovação, assim poderão ver onde escovar e como mover a escova de dentes no movimento certo.





Coloque vídeos e músicas sobre escovação de dentes


Muitos personagens de desenhos animados têm vídeos online sobre escovar os dentes e ter uma boa higiene dental. Há também algumas músicas muito bonitas (têm algumas em português, mas maioria é em inglês), que podem incentivar seu filho a escovar os dentes. As crianças adoram música e cantam enquanto fazem a escovação, o que ajuda a torná-la mais interessante. É importante tornar essa tarefa cotidiana divertida, para que não pareça uma tarefa chata.


É muito importante que você incentive seus filhos a escovar os dentes. O reforço positivo diário os ajudará a desenvolver bons hábitos à medida que crescem. Não se esqueça de que, assim que o primeiro par de dentes começar a surgir, leve-os à um dentista odontopediatra, para seu primeiro check-up dentário.



por Lucy Wyndham

http://www.dentalnews.com/2018/01/12/encourage-children-to-brush/








13 visualizações

©2019 por Bom Dia Dentista. Orgulhosamente criado com Wix.com